sexta-feira, 5 de março de 2010

OFF - Série "Os Pioneiros"

O nosso 3º OFF aqui no blog é sobre a cativante série "Os Pioneiros".


"Os Pioneiros": a exemplar e cativante família Ingalls


"Little House on the Prairie" foi uma série de TV de enorme sucesso produzida entre 1974 e 1983, exibida nos Estados Unidos pela Rede NBC. Foram mais de 200 episódios de 50 minutos cada, produzidos ao longo de 9 temporadas.

O programa se passa no século XIX e é protagonizado pelos Ingalls, uma família pura e unida que vivia numa pequena casa na pradaria, num pequeno povoado chamado Walnut Grove. Charles Phillip Ingalls (Michael Landon) é casado com Caroline Lake Quiner Ingalls (Karen Grassle), com quem teve três filhas: Mary (Melissa Sue Anderson), Laura (Melissa Gilbert) e Carrie (Lindsay e Sidney Greenbush - gêmeas idênticas). Os Ingalls vivem de uma forma simples, são muito humildes, corretos e trabalhadores. Os episódios são recheados de boas mensagens, lições de honestidade, solidariedade, amor ao próximo e muito mais, o que faz do programa uma série intensamente marcante e gostosa de se acompanhar - um western mais próximo do melodrama, como a classificam. Assim, "Os Pioneiros" cativou milhões de pessoas ao redor do mundo e até hoje faz novos fãs, como este que vos escreve.

O show é, na verdade, uma adaptação livre dos livros da escritora Laura Ingalls (1867-1957), que escreveu a famosa série literária autobiográfica com cerca de 10 volumes, onde conta sua vida desde a sua infância - o primeiro deles é intitulado "Uma Pequena Casa na Floresta".

Antes da série de TV estrear na televisão americana, foi produzido um filme piloto (como costumam fazer com séries) levado ao ar em 30 de março de 1974. No piloto homônimo, Charles, Caroline e suas três filhas deixam a casa dos pais de Caroline durante um rigoroso inverno, em busca de um bom lugar para se fixarem, criarem as filhas e terem uma vida melhor. Depois de muito viajarem, encontram um bom local numa distante colina, perto de um riacho e lá começam a construir sua cabana. Por sorte, um senhor chamado Edwards (Victor French) que morava sozinho, perto dali, acaba ajudando os Ingalls com a construção, tornando-se amigo da família e querido das crianças, especialmente de Laura. O episódio piloto é fantástico, traz belas imagens e digamos que tem um final inesperado - pra quem quiser acompanhá-lo como fiz, o postaram há pouco no YouTube com a dublagem em espanhol (também há em inglês). Enfim, vale a pena conferir! Aí vão algumas imagens que capturei dele:

Carrie, a caçula, com Caroline Ingalls (Karen Grassle)


Charles Ingalls (Michael Landon)


Mary (Melissa Sue Anderson) e Laura (Melissa Gilbert), a "Pinguinho"


Carrie e Caroline


Laura, Mary e o cachorro de estimação


A aconchegante cabana que os Ingalls constroem, no piloto


Acredito que só essa imagem da cabana, por exemplo, diz muito: dá pra se perceber e imaginar o quão prazeroso é curtir "Os Pioneiros". Uma imagem vale mais que mil palavras!

Como conheci a série há apenas alguns anos, confesso que não acompanhei muitos episódios. Mas aqui na internet mesmo os fãs citam alguns bem marcantes, como uma história da 4ª temporada onde Mary, a irmã mais velha, fica cega, por exemplo. Grandes atores convidados nos episódios deram a sua contribuição para o show, como Richard Basehart, Jonny Crawford, Arch Johnson e muitos outros.

Do elenco principal, Michael Landon já é falecido (1991). Ele também é bastante conhecido por sua atuação em Bonanza, por exemplo. Karen Grassle, a Caroline, tem hoje 68 anos; Melissa Sue Anderson, a Mary, tem 47 e Melissa Gilbert, a "Pinguinho", está com 45. Já a inicialmente caçula Carrie era interpretada por gêmeas: as atrizes Lindsay e Sidney Greenbush, que hoje têm 39 anos. Com o decorrer da série, Charles e Caroline tiveram e adotaram mais alguns filhos, aumentando a família.

A série estreou aqui no Brasil na década de 1970, dublada nos famosos estúdios da Herbert Richers. O curioso é que apenas as 4 ou 5 primeiras temporadas foram dubladas e exibidas por aqui na época. "Os Pioneiros" esteve no ar na nossa televisão no decorrer das décadas de 1970 e 1980, pela TV Bandeirantes e pela TV Record, conquistando uma boa legião de fãs. Infelizmente, há 20 anos não vemos a série na TV aberta. Na década de 1990, o canal pago TeleUno conseguiu uma façanha: exibiu a série na íntegra - os 4 primeiros anos com a dublagem original, e o restante dublado em espanhol.

E aí vai uma boa notícia pra quem assina TV a cabo: o canal pago TCM anunciou que exibirá "Os Pioneiros" a partir do dia 5 de abril de 2010, de segunda a sexta-feira às 13h, com reprise às 8h da manhã. Finalmente a família Ingalls estará de volta na TV, e com a dublagem original em português (lembrando, as 4 ou 5 primeiras temporadas). Uma grande série que merece e muito estar de volta!

Quanto ao lançamento da série em DVD, isso já aconteceu nos EUA mas aqui no Brasil infelizmente não. Vejam só o super box que lançaram por lá, com todos os episódios:

       

Aqui vai a abertra da série (dublagem original), com o célebre narrador da Herbert Richers:


Trechos de um episódio da 2ª temporada (1976), também com a dublagem original:


Para quem quiser conferir o piloto: foi postado completo essa semana no YouTube por um usuário do México - dividido em 11 partes, dublagem em espanhol:


Agradecimentos ao amigo Marco Antônio, pelos dados sobre a dublagem e exibições da série aqui no Brasil.
Espero que curtam essa matéria sobre a grande série "Os Pioneiros"!

19 comentários:

Marco Antônio dos Santos disse...

Parabéns Thiago! Essa é mais uma série que seguiu a linha de Os Waltons, ambas na década de 1970, onde se valorizava a união da família.
Com relação ao piloto da série, nunca o assiti. Talvez tenham exibido, mas mesmo a Tele Uno nunca o exibiu.
Após as 9 temporadas, houve uma continuação com a série "Os Pioneiros: uma nova geração", onde Melissa Gilbert é casada. Apenas alguns personagens ficaram, mas Michael Landon já estava produzindo a série "O Homem que veio do Céu" e não participou dessa produção. A série acabou bem rápido, não obtendo audiência nos Estados Unidos.
No Brasil, foi exibida pela Tele Uno após as 9 temporadas de Os Pioneiros!

india disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esta série é maravilhosa,estou acompanhando pela TCM pela manhã, é muito emocionante.Thiago por quanto saiu este boxe nos EUA? Será q chegará para nós aqui no brasil?

Keila Costa

Unknown disse...

Tambem adorava esta serie mas o capítulo mais marcante, para mim, foi o que o casal consegue o tão esperado filho homem e este morre ainda bebezinho, com uma doença que o médico ruivo, amigo da família, não consegue curar!
A maneira como ambos encaram esta perda é muito profunda!
Espero que vcs tenham oportunidade de assitir.

Unknown disse...

Este seriado é realmente maravilhoso. Apresenta lições de dignidade, união, humanização, fé e família. Valores esquecidos pelo materialismo exagerado.
Que bom que existe a TCM. Deveria ter para colecionadores a versão dublada ou legendada em português.
Sandra Reis
31 de maio 2010

Unknown disse...

que bom

Unknown disse...

Sandra veja este site: www.seriadosantigos.com
Minha amiga disse q é muito bom.

Keila Costa

Unknown disse...

Descobrir recentemente que este boxe não tem legenda em portugês-infelizmente,somente em Inglês.O que dificulta mais ainda para nós,os fãs desta série tão encantadora.Vamos aguardar,quem sabe alguma produtora resolve legendar,ou até mesmo dublar,o que seria maravilhoso.
Keila Costa

Joyce disse...

Acho maravilhoso que ainda haja pessoas que podem ver os valores morais mostrados neste seriado. É maravilhoso assistir aos capítulos e ainda sentir as mesmas emocões de qdo era criança e quase não compreendia. É um seriado maravilhoso, vejo tbém Bonanza e amo aos dois. Realmete devo agradecer ao TCM.

lety disse...

Hello thiago,
I am itnerested in the Portuguese version of the entire series "Os Pioneiros" do you know where i can buy it?

noeli disse...

Gosto muito do seriado, a TCM voltou a primeira temporada e agora acompanho diariamente, nao perco um só episodio, é lindo, quero conseguir o livro se alguem quiser vender compro e o box em portugues será que sai?
Vamos fazer um movimento pedindo.

beijos
Noeli

Unknown disse...

Parabens!!!!!!!!!!!!!!
comecei a assistir a série em abeil quando fiquei doente e não perco um único episódio, agora peguei do começo e amo de verdade, pena q Michael London não estar mais entre nós, gosttaria de saber mais sobre as meninas, elas trabalham atualmente? Um forte abraço.

silvia disse...

olá,amo este seriado,e é uma pena que a tv aberta não passe este e outros seriados que ensina uma bela lição de vida.Lembro de minha infância.Gostaria de saber se tem algun site que fala sobre os atores,como.. do que morreu Michael Landon e as meninas o que fazem hoje,se tem alguma foto delas atual etc..etc.aguardo resposta bjs a todos

Equipe Rogerio Alcantara de Judo disse...

Peço a todos que são fãs dos Pioneiros, enviem emails para o TCM, para que o mesmo não tire ainda a serie do ar.

Cris Cruz disse...

Tive o privilégio de ser criança nessa época, assisti muito a essa encantadora série e fico feliz em saber que a TCM irá reprisá-la, vou assistir novamente mas agora com meus filhos, pois além de linda, a série ainda traz princípios e valores dos quais o mundo de hoje está se esquecendo. Eu, pelo menos, tento mostrar esses valores aos meus filhos e sei que eles irão gostar.

Unknown disse...

Passei toda minha adolescência assistindo Bonanza e chorei baldes de lágrimas quando terminou, comecei assistir os Pioneiros na TVUNO, agora assisto Bonanza e logo após os Pioneiros no TCM, tenho alguns DVDs dos Pioneiros, quero comprar o livro mas ainda não os encontrei, alguém poderia me ajudar a achá-los. Obrigada. Ilka ilkaeastwood@hotmail.com

Presb. Otavio disse...

Vinícius, eu também estou e muito adquirir esta série, é uma preciosidade, apesar de contar sobre a história dos anos de 1870 , os assuntos são bem atuais: familia, fidelidade, amor ao próximo, humildade, são valores que precisamos buscar e ensinar aos nossos filhos, é realmente uma ótima série, quem puder nos ajudar a ter esta série eu agradeço muitíssimo.

Equipe Rogerio Alcantara de Judo disse...

Eu adoro esta serie, não perco um capitulo. E peço a todos os fãs dos "Pioneiros" que continuem a enviar emails ao TCM, para que eles tão cedo não a tirem do ar.

bettyboop1945 disse...

Amoooooooooo a Série Os Pioneiros, Bonanza não perco um episódio dessas séries,espero que a TCM não tire do ar!!!