quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OFF - Série "Os Waltons"

O segundo OFF do nosso blog é sobre a série "Os Waltons", um grande programa que tive a oportunidade de conhecer recentemente.




"The Waltons" é uma série americana que foi exibida pela Rede CBS entre 1972 e 1981, com um total de 221 episódios divididos em 9 temporadas. A série é baseada no livro Spencer's Mountain e no filme homônimo de 1963. E é originada do filme-piloto "The Homecoming: A Christmas Story", exibido em dezembro de 1971, com um elenco diferente. Com o sucesso desse filme, no ano seguinte estreava "Os Waltons", que rapidamente se transforma em um grande sucesso - a 2ª temporada esteve em 2º lugar no ranking das 30 séries mais vistas na época.

O programa retrata a vida da família Walton, que vivia no campo, na Virginia, na época da Grande Depressão Americana (Crise de 1929) e da II Guerra Mundial. As histórias são narradas do ponto de vista de John Boy (Richard Thomas), um garoto de 17 anos que sonha em se tornar um escritor. É ele quem geralmente abre e encerra os episódios, em flashback.


A família Walton reunida

John Boy é filho de Olivia (Miss Michael Learned) e John Walton (Ralph Waite), e neto dos também carismáticos Vovô Zeb (Will Geer) e Vovó Esther (Ellen Corby). John Boy tem mais 6 irmãos: Jason (Jon Walmsley), Mary Ellen (Judy Norton Taylor), Erin (Mary Elizabeth McDonough), Ben (Eric Scott), Jim-Bob (David W. Harper) e Elizabeth (Kami Cotler), a caçula.


John e Olivia Walton                           John Boy

A grande família Walton se mantém com o dinheiro ganho na serraria situada na Montanha Walton, mantida por eles. A família leva uma vida simples, desprovida de luxos ou regalias. John, principalmente, trabalha muito na serraria, ajudado por John Boy e o Vovô Zeb, enquanto que Olivia e a Vovó Esther cuidam da casa e das crianças. Apesar da simplicidade, a família é muito unida, correta, cheia de bons e grandes valores. Isso sempre é passado a nós nos episódios: lições de vida, amor, respeito, compreensão, solidariedade e muito mais, o que faz de "Os Waltons" um programa muito rico e marcante.


Vovó Esther e o Vovô Zeb Walton
                                                               
Com o decorrer dos anos, naturalmente, os 7 irmãos vão crescendo até se casarem e terem seus filhos, formando suas próprias famílias. Houve ainda sérios imprevistos que mexeram com o programa: o derrame sofrido pela atriz Ellen Corby (Vovó Esther) em 1977, que deixou a personagem ausente da 6ª temporada; a saída de Richard Thomas (John Boy) também na 6ª temporada, além da morte de Will Geer, ocorrida em 1978, o que faz o personagem Vovô Zeb falecer no início da 7ª temporada. Miss Michael Learned (Olivia) também deixou o programa, na 8ª temporada. Em 1981 a Rede CBS encerra a série, com o episódio 'The Revel', levado ao ar em 4 de junho.


O elenco logo no início da série

O encerramento de cada episódio é uma das marcas registradas d'Os Waltons: numa cena externa, à noite, é mostrada a casa onde vivia toda a família. Pelas janelas vemos uma luz acesa. Dois ou mais personagens conversam sobre algum acontecimento do episódio, e depois, dão-se "Boa noite!" e a luz se apaga. "Boa noite Mary Ellen! - Boa noite John Boy!".


A família que cativa fãs ao redor do mundo até os dias de hoje

Depois do fim do programa, foram produzidos mais 6 filmes para a TV. São eles: A Wedding on Waltons' Mountain (1982), Mother's Day on Waltons' Mountain (1982), A Day for Thanks on Walton's Mountain (1982), A Walton Thanksgiving Reunion (1993), A Walton Wedding (1995) e A Walton Easter (1997).

Aqui no Brasil a série foi dublada pela Herbert Richers, estreando em 1974 pela TV Globo - onde foi exibida até por volta de 1981. Entre 1983 e 1985, a TV Record resolveu reprisar parte da série. Mas depois disso "Os Waltons" desaparecem da televisão brasileira - já há 25 anos! A série já foi completamente lançada em DVD nos EUA, mas aqui no Brasil infelizmente nada até agora, nem sinal!

Postei no YouTube uma singela homenagem que fiz, reunindo fotos da série ao som da música-tema. Espero que gostem:



Há também a abertura, com a dublagem original em português, postada por outro Canal:



E ainda esta postagem do MofoTV - uma matéria do extinto programa Top TV, que foi ao ar em 1993 relembrando a série:



Você pode ainda assistir e/ou baixar uma outra boa matéria sobre a série feita pelo PH aqui:
http://www.4shared.com/file/215465357/a6db3f94/os_waltons.html

Espero que tenham curtido essa postagem sobre "Os Waltons", mais uma grandiosa clássica série da televisão. Boa noite Mary Ellen! - Boa noite John Boy! - Boa noite pessoal!

12 comentários:

Marco Antônio dos Santos disse...

Nossa! Excelente essa abordagem. Pesquisa primorosa sobre os detalhes que ocorreram durante a série!
Para aqueles que conhecem esta série, sabem como, infelizmente, a televisão decaiu em temas que o Thiago citou.
É triste verificar que nos privam desta série em DVD.
Parabéns Thiago!

Thiago disse...

Obrigado sempre, Marco!
Pois é, é uma tristeza que não a lancem em DVD por aqui. Enquanto o tempo vai passando continuamos torcendo pra isso, quem sabe um dia?
Grande abraço.

Unknown disse...

ola!

Infelizmente não me recordo desta serie, mas o meu pai falava-me de uma serie de uma família grande que se auto intitulava como... família fordside????? Não sei como se escreve ou mesmo se era esta a serie, mas queria pedir ajuda para identificar esta frase e claro, escreve-la correctamente. Acreditem que para mim era msmo mt importante.

Obg

Unknown disse...

Obrigada, querido, por este presente. Aguardamos ansiosamente o lançamento do DVD por aqui. Sinto muitas saudades dessa série que foi tão marcante. Que bom se as pessoas mais jovens pudessem conhecer essa família e aprender coisas simples e tão humanas. Beijão.

Unknown disse...

Não perdia um capítulo sequer deste seriado...Eu Amava aquela famíla!!!

Hoje tenho 4 filhos e para o mais novo de 14 anos conto como era...
E TODAS AS NOITES antes de dormir repetimos aquela tão famosa frase:
Boa Noite Jhon Boy, Boa niote Mary Helen!!!Isso já a mais de 2 anos!!!

Eu adoraria poder mostrar para ele esta cena. Vcs à tem?


Obrigada.....

Unknown disse...

Nossa essa materia foi o maximo marcou d + minha infancia dava tudo p rever alguns capitulos!!!

Parabens pela materia!!!!

V@LL

Thiago disse...

Obrigado a todos pelos comentários, pessoal. Eles demonstram o quanto Os Waltons foi uma série que marcou profundamente a vida de tantas pessoas nesse nosso Brasil!

É isso aí!
"Boa noite, Mary Ellen
Boa noite, John Boy!"

Neia disse...

Nossa thiago que lindo seu trabalho! Vc me deu muitas alegrias ao me possibilitar recordar esta maravilhosa série, em que eu não perdia um capítulo na minha juventude. Foi fantástico!
Pena realmente não termos a chance de adquirirmos esta série aqui, dublada!
Muitíssimo obrigada!!
Bjs!

Thiago disse...

Oi Neia, muito obrigado, que bom que curtiu esta postagem e estes vídeos!
Mais uma fã de "Os Waltons"! :)
Apareça sempre,
beijos!

Silas disse...

Como é bom relembrar coisas boas que a televisão nos proporcionava,os Waltons foi e sempre será uma serie inesquecivel !!! Parabens pelo post !!!

Celso Vasconcellos disse...

A Rede Brasil de Televisão está reprisando "Os Waltons" sábados as 22:00 h.

Unknown disse...

A Rede Brasil de Televisão ainda continua transmitindo Os Waltons, porém não mais às 22h de sábado. O horário agora ficou meio incômodo: às 6 da manhã de domingo. Pra quem tem como gravar o programa, aproveitem a dica. Abraços. Ruy Donini